O Museu
O Museu Ibérico da Máscara e do Traje
O Museu Ibérico da Máscara e do Traje, situado na rua principal da Cidadela, inaugurado a 24 de Fevereiro de 2007, é um espaço de divulgação das tradições relacionadas com as Máscaras do Nordeste Transmontano e da região de Zamora (parceria entre o Município de Bragança e a Diputación de Zamora).
O seu objetivo primordial consiste na dinamização cultural de uma região do interior peninsular e evidenciar um elemento cultural único, as máscaras, presente nas conhecidas “Festas de Inverno”, que servem de ponto de partida para todo um conjunto de atividades de cariz etnográficas, direcionadas não só para as regiões envolvidas no projeto mas principalmente para as que não lhe são diretamente ligadas.
As Festas de Inverno são manifestações culturais, transmitidas ao logo dos tempos de forma oral, convertendo-se em costumes, tradições e estilos de vida específicos desta região transfronteiriça. Incluem rituais milenares, passados de geração em geração, unindo o passado e o presente de forma singular e contribuem para o conhecimento de uma região que ultrapassa as limitações geográficas. Constituem, inequivocamente, um importante e forte traço diferenciador de uma identidade própria, única, representando, assim, um valioso património cultural que se circunscreve em âmbitos territoriais supranacionais.
Neste museu, estão expostas máscaras, trajes, adereços e objetos usados nas “Festas de Inverno” em Trás-os-Montes e Alto Douro e nas “Las Mascaradas de Invierno” da região de Zamora.
O Museu Ibérico da Máscara e do Traje nasceu num contexto de aposta na temática da máscara como elemento identificador de uma região que, ainda, mantém as suas características e as suas tradições.