Carnaval de Podence







As festividades começam no domingo gordo e continuam na terça-feira de Carnaval. No entanto, o ritual dos "casamentos" ou "contratos de casamento" realiza-se ao início da noite de Sábado e só termina quando o sátiro tiver "casado" todas as moças solteiras da terra. Os "caretos" saem à rua no domingo e na terça-feira, percorrem as ruas da sua aldeia e das aldeias vizinhas efetuando os atos de "chocalhar" as mulheres que lhes são característicos. Também na terça-feira são representadas pelas ruas da aldeia as "cerimónias dos casamentos", organizando-se verdadeiros cortejos nupciais. As Madamas ou Matrafonas são as raparigas que entram neste rito.
Hoje em dia, o programa festivo, organizado pela Associação do Grupo de Caretos de Podence, com sede na Casa do Careto, inclui eventos musicais e uma feira de produtos regionais.
Organiza as festividades carnavalescas, Entrudo Chocalheiro, evento cultural e turístico de relevo em Trás-Os-Montes, atraindo milhares de visitantes de norte a sul de Portugal e estrangeiro. Promove os Caretos em eventos a nível nacional e internacional, com digressões na qualidade de representantes de Portugal em eventos culturais, pelo mundo e faz a gestão e dinamização do espaço da Casa do Careto e parcerias com outras instituições.
Tem tido um importante papel garantindo a contínua festividade do Carnaval ao longo das últimas quatro décadas, resultando no processo que levou em 2019, na cidade de Bogotá na Colombia, ao reconhecimento do Carnaval de Podence na categoria Festas de Inverno, na integração na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade – UNESCO.